O que é Yoga?

Yoga é um conjunto de práticas e técnicas físicas, respiratórias e mentais, através das quais o praticante cultiva e desenvolve as condições para a saúde, vigor e vitalidade física e mental. Não se limitando apenas ao aspecto físico, Yoga é também uma prática contemplativa que convida ao exercício do silêncio, da observação e do autoconhecimento.

Por isso, ao mesmo tempo em que pode desafiar os limites do corpo com relação à força, ao equilíbrio, à coordenação e flexibilidade, o objetivo da prática não está em realizar façanhas físicas ou malabarismos, mas sim, em possibilitar um momento para que você possa se encontrar com você mesmo, onde e como você estiver. Dessa forma, a prática viabiliza aprendizados que contribuem para o cultivo do que realmente importa: a paz e a felicidade. 

Conheça alguns dos benefícios do Yoga:

•    Diminui o estresse e ansiedade;
•    Melhora o funcionamento do sistema imunológico;
•    Promove maior vitalidade física e mental; 
•    Alivia dores corporais;
•    Controla a pressão e os batimentos cardíacos; 
•    Aprimora a condição respiratória;
•    Melhora o sono e estado de atenção;
•    Melhora o humor e diminui a impulsividade;

 

 

Origens

 

Resumidamente, antes mesmo do Yoga receber este nome, sua origem está no momento em que o homem se esforçou pela primeira vez para transcender a si mesmo. Isto é, um esforço para superar as tendências autocentradas da própria individualidade. Por tanto, de acordo com sua história, o Yoga é uma prática de autotranscendência; isto começa com a superação das próprias limitações e aflições (sejam elas de ordem física, emocional ou mental) e por final culmina na superação de nossos próprios interesses e motivações pessoais, pela experiência de que além de um eu transitório e finito, também somos o universo através do qual existimos.

 

Daí deriva o significado etimológico da palavra Yoga, “Yuj”, que em sânscrito significa “união” ou o “ato de unir”, levando à popular definição: Yoga é a união entre o “pequeno ser individual” e o “grande ser universal”. No antigo pensamento indiano existe a ideia de que o ser humano se sente separado e dissociado de Deus, da natureza, ou do universo do qual nasceu, havendo então a necessidade de voltar a se reunir com sua origem, pois é entendido que esta noção de separação é a primeira ilusão, e a causa insuspeita de todo sofrimento e aflições humanas.


Tal prática tem suas origens na Índia. As primeiras referências aparecem em textos que datam aproximadamente de 2.000 a.c. mas há o consenso de que a prática existia ainda antes. Apesar destas origens remotas, foi apenas em aproximadamente 200 d.c. que a prática do Yoga foi sistematizada e tomou forma no que ficou conhecido como Raja Yoga ou o Yoga de Oito Passos de Patanjali. Mais tarde, ainda outros métodos clássicos da prática de Yoga surgiriam como o Hatha Yoga, Karma Yoga e Jnana Yoga.

​Hridaya, Centro de Yoga.  CNPJ 17.507.755/0001-80

  • w-facebook
  • Google+ Limpa